Notícias Fecomercio

4 de junho de 2018

FecomercioSP propõe medidas ao governo estadual para retomada do comércio após paralisação dos caminhoneiros


Entidade pede horários diferenciados de trabalho, linha de crédito de curto prazo, parcelamento do ICMS de maio e outras ações

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresenta ao Governo do Estado de São Paulo um conjunto de propostas para minimizar os problemas causados pelas paralisações dos caminhoneiros em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis.

De acordo com a Federação, em alguns centros comerciais tradicionais da cidade de São Paulo houve queda de mais de 50% nas comercializações. A Entidade avalia que os comércios varejista e atacadista venderam pouco nos últimos dias, entretanto, terá que cumprir suas obrigações, como aluguéis, impostos e, principalmente, folha de pagamentos. Caso o setor não tenha condições de seguir com tais compromissos, o reflexo poderá se estender para outros segmentos da economia.

Com isso, a FecomercioSP propõe que o governo estadual adote medidas contingenciais, entre elas, a criação de horários diferenciados de trabalho durante duas semanas, com a possibilidade de turnos mais longos. A Entidade sugere, ainda, a liberação da circulação de caminhões em todo o Estado de São Paulo, também por duas semanas, para reabastecer os centros comerciais; o aumento do efetivo da Polícia Militar nas ruas, no mesmo período, para evitar tumultos e roubos de cargas e garantir a segurança de empresas e colaboradores que estiverem trabalhando em horários avançados; a abertura de uma linha de crédito oficial especial de curto prazo para os empresários do comércio, concedida pelas agências de fomento; e, por fim, o parcelamento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS) a ser recolhido referente ao mês de maio. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias
Erro › WordPress