Institucional

Sobre


O Sindicato Patronal do Comércio é realidade no Vale do Ribeira

Os colaboradores Marco Antônio Guimarães (gerente geral) e Fernando Gouveia (assessor jurídico) do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista vieram a Registro em busca de uma sala para estender a base do sindicato no Vale do Ribeira, ampliando assim sua área de abrangência e atuação. Como nada é por acaso, eles foram ao Shopping Plaza, coincidentemente onde é a sede da ACIAR. Era o ano de 2012 e Renato Zacarias dos Santos acabava de assumir a presidência da Associação Comercial.

Em uma reunião da FACESP, em Santos,  a gerente administrativa Valda Arruda reconheceu os dois colaboradores do sindicato que haviam estado em Registro. Ao cumprimentá-los e saber do interesse em montar o sindicato na cidade, ela convidou-os para uma visita e conhecer os diretores da ACIAR. Dias depois, em Registro, os sindicalistas foram informados sobre o trabalho que a associação comercial desenvolvia.

O presidente Renato Zacarias e João Del Bianco Neto sugeriram parceria, pois sempre almejaram um sindicato patronal para a região. Além de Renato, participaram da reunião os diretores Marcelo Rodrigues, Hélio Borges Ribeiro, Bianco, Carlos Massachi Hashiguchi e a gerente Valda Arruda. Os sindicalistas ficaram de estudar a possibilidade e retornar.

O sindicato era um sonho antigo da diretoria da ACIAR pois tem mais força política”, comentou Renato Zacarias ao relembrar que dias depois da visita a Registro, os sindicalistas convidaram a diretoria da ACIAR para uma reunião em Peruíbe.

Lá, o vice-presidente do Sindicato, Fernando Martins Fonseca, comunicou, por avaliar a segurança, organização e a força da ACIAR, a diretoria do sindicato santista abriu mão do Vale do Ribeira. “Além disso, eles nos mostraram o caminho das pedras”, observou Renato Zacarias.

De volta a Registro, os diretores da ACIAR começaram o processo para que o Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Ribeira, o Sincovvale, agora chamado Sindicato Patronal do Comércio, se tornasse realidade. Em assembleia realizada no dia 18 de dezembro de 2012, foi fundado o sindicato.

Iniciou-se, naquele dia, uma longa batalha encerrada no dia 23 de maio deste ano, quando o Ministério do Trabalho publicou no Diário Oficial da União, pela segunda vez como prevê a lei, o registro do Sincovvale, garantindo sua legalidade. Durante esse período buscou-se apoio jurídico e político para que os comerciantes do Vale do Ribeira pudessem enfim, ter representatividade e poder sindical.

“É uma vitória muito grande e um presente para o Vale do Ribeira”, afirmou recentemente o presidente Renato Zacarias dos Santos ao comunicar a publicação do registro aos seus diretores. Renato, que também é presidente da ACIAR. Ele pretende que as duas entidades sigam parceiras e que tenham sempre como objetivo contribuir para a evolução do comércio e o desenvolvimento regional.